domingo, 24 de junho de 2012
Escola Izlodino Profª Marina Prova 3º Colegial C 2012
6-Formular um texto com destaque ao que foi explicado no documentário Historia das Coisas.
Desenvolver o texto, articulando argumentos contrários e favoráveis sobre o consumo não consciente e consumo consciente, ação do governo (políticos) (Federal, Estadual e Municipal) (governo deve ser das pessoas, pelas pessoas, para as pessoas. A função do governo é olhar por nós, cuidar de nós. Estamos em um sistema em crise. E, muito importante, em recuperar o nosso governo,para que seja realmente pelas pessoas e para as pessoas.), corporações ( As transnacionais correspondem às corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que atuam em distintos territórios dispersos no mundo. Nesse caso, ultrapassam os limites territoriais dos países de origem das empresas.),família, amigos, mentalidade de usar e jogar fora, reciclar, etc
As coisas vão melhorar quando ao longo do sistema (governo) as pessoas se unirem, transformar este governo antigo em algo novo, um governo que não desperdice recursos ou pessoas. Profª Marina
Partes do documentário (vídeo)
http://sununga.com.br/HDC/index.php?topico=texto
Temos mais coisas, porém menos tempo para o que realmente nos faz felizes: amigos, família, tempo livre.
Mas vou usar uma pessoa para simbolizar o governo, porque acredito nos valores e na visão de que o governo deve ser das pessoas, pelas pessoas, para as pessoas. A função do governo é olhar por nós, cuidar de nós. É esse o seu trabalho! Depois vêm as corporações. O que leva as corporações parecerem maiores que o governo é porque elas são maiores que o governo.
Atualmente, entre as 100 maiores economias na Terra, 51 são corporações. À medida que as corporações foram crescendo em tamanho e poder assistimos a uma pequena mudança no governo, como se estivessem mais preocupados com o bem estar deles do que com o nosso.
Quando as pessoas ao longo do sistema se unirem, podemos reivindicar e transformar este sistema linear (antigo) em algo novo, um sistema (de governo capitalista de consumo) que não desperdice recursos ou pessoas. Porque aquilo de que precisamos nos livrar é da antiga mentalidade de usar e jogar fora.
Reciclar nunca será suficiente, por duas razões: Primeiro, o lixo que vem de nossas casas é apenas a ponta do iceberg.
Para cada saco de lixo que deixamos na esquina, 70 sacos de lixo são criados anteriormente só para fazer o lixo desse saco que deixamos na esquina. Assim, mesmo que pudéssemos reciclar 100% do lixo das nossas casas, não se chegaria ao coração do problema. Além disso, grande parte do lixo não pode ser reciclado, ou porque contém demasiados tóxicos, ou porque é criado de início para não ser reciclável. Como aquelas caixas de suco que têm camadas de metal, papel e plástico, todas coladas.
Não dá para separar essas camadas para reciclá-las.
Como se vê, é um sistema em crise. E, muito importante, em recuperar o nosso governo, para que seja realmente pelas pessoas e para as pessoas. As coisas vão realmente começar a se mover quando enxergarmos as ligações, quando enxergarmos o panorama geral.
Quando as pessoas ao longo do sistema se unirem, podemos reivindicar e transformar este sistema linear (antigo) em algo novo, um sistema que não desperdice recursos ou pessoas. As pessoas as criaram, e nós também somos pessoas, por isso vamos criar algo novo. Profª Marina
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário